Top
Responsabilidade Social e Ambiental da Selita

A Cooperativa é uma sociedade de PESSOAS e, como tal, é, essencialmente, um instrumento para o desenvolvimento econômico e social.
Sua atuação privilegia as ações de interesse coletivo, em que as relações sociais entre os seus membros são a mola propulsora do desenvolvimento econômico. O desenvolvimento integral do homem é o objetivo final da existência da Cooperativa.
A Doutrina Cooperativista fundamenta-se nos seguintes pilares:

1) Solidariedade, cuja essência reside no compromisso, na responsabilidade que todos têm com todos, fazendo a força do conjunto e assegurando o bem de cada um dos membros. É uma espécie de reciprocidade obrigacional, justificada pelo interesse comum. Ser solidário é praticar a ajuda mútua, é cooperar por definição, é tornar o empreendimento sólido.

2) Liberdade, que está no direito de escolha pela entidade cooperativa, tanto na hora do ingresso como no momento da saída, podendo a pessoa, enquanto cooperado, mover-se e manifestar-se de acordo com a sua vontade e consciência, respeitados os limites estabelecidos coletivamente.

3) Democracia, que está diretamente relacionada ao pleno direito de o associado participar da vida da Cooperativa em toda a sua dimensão, especialmente pela palavra e pelo voto, implicando, em contrapartida, respeito às decisões majoritárias. Indica também acesso universal, sem discriminação de qualquer espécie. É pela democracia que se exerce a cidadania cooperativa.

4) Equidade, que se manifesta, fundamentalmente, pela garantia da igualdade de direitos, pelo julgamento justo e pela imparcialidade, tanto em aspectos econômicos como sociais.

5) Igualdade, que impede a segregação em razão de condição socioeconômica, raça, gênero ou sexo, ideologia política, opção religiosa, idade ou de qualquer outra preferência ou característica pessoal. A todos devem ser assegurados os mesmos direitos e as mesmas obrigações.

6) Responsabilidade, tem a ver com assumir compromissos e o cumprir deveres. Como cooperada, cada pessoa é responsável pela viabilidade do empreendimento, incumbindo-lhe operar com a cooperativa e participar das atividades sociais. Cada qual responde pelos seus atos, devendo conduzir-se com retidão moral e respeito às regras de convívio adotadas coletivamente.

7) Honestidade, que se liga à verdade por excelência. É uma das marcas de pessoas de elevado caráter. Tem a ver com retidão, probidade, honradez e dignidade.

8) Transparência, que diz respeito à clareza, àquilo que efetivamente é, sem ambiguidade, sem segredo. Na Selita, todos têm de ter conhecimento preciso sobre a vida da entidade: sua gestão, seus números, suas regras.

9) Consciência socioambiental, reflete o compromisso da Cooperativa, que tem caráter comunitário por natureza, com o bem-estar das pessoas e com a proteção do meio ambiente compreendidos na sua área de atuação, preocupação que envolve desenvolvimento econômico e social e respeito ao equilíbrio e às limitações dos recursos naturais.

As PESSOAS, e não o Capital, são os atores principais do negócio cooperativo.
O Quadro Social da Selita é formado, em sua maioria, por pequenos produtores rurais, que tem na Pecuária de Leite sua principal, quando não a única fonte de renda e que não teriam nenhuma chance de permanecer na atividade, não fosse pela ação conjunta, proporcionada pela Cooperativa.
Desde 1938, a Selita vem construindo sua história sobre estes fundamentos, respeitando, valorizando e contribuindo para o desenvolvimento dos seus associados e da sociedade, oferecendo aos consumidores, alimentos saudáveis, saborosos e confiáveis e participando direta ou indiretamente de diversos projetos, especialmente aqueles voltados para as crianças.

Preservação do Meio Ambiente

No que diz respeito às ações de preservação do Meio Ambiente, a Selita tem realizado investimentos importantes na sua estrutura, adquirindo equipamentos que demandem menos água e energia, realizando o acondicionamento e a coleta seletiva de resíduos sólidos e fazendo o tratamento dos efluentes industriais.
Recentemente, a Cooperativa ampliou a sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI - Antônio Wanderley Basoni), praticamente eliminando os problemas para os moradores nas comunidades do entorno da indústria. A nova estação foi inaugurada no dia 22 de outubro de 2013, por ocasião do aniversário de 75 anos da Cooperativa.

Energia Limpa

Outra ação que reflete o compromisso da Selita o Meio Ambiente, é a utilização de caldeiras a gás natural, que geram energia limpa. A Selita é uma das poucas indústrias de laticínios no país, que utilizam esse tipo de energia que não agride o meio ambiente.
Além das ações internas, no âmbito da indústria, os cooperados da Selita também são orientados sobre o manejo adequado dos recursos naturais em suas propriedades.

Atendimento ao consumidor
Estamos a disposição para lhe ajudar.
Enviar Mensagem
0800 028 1528