Notícias

13.06.2022

Dia Mundial do Leite

O leite é um alimento completo. Fornece cálcio, é rico em proteína e contém inúmeros nutrientes, como o magnésio e a vitamina B12, que contribuem para a redução de diversas doenças. No dia 1º de junho, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) comemora o Dia Mundial do Leite.

A partir do leite, uma série de derivados são produzidos, como queijo, manteiga, requeijão e iogurte, presentes no café da manhã, em receitas e, principalmente, na alimentação infanto-juvenil, participando do desenvolvimento e formação do organismo.

A cooperativa Selita reúne cerca de 1.600 associados, na sua maioria pequenos produtores, sendo que a atividade emprega na sua cadeia produtiva cerca de 10 mil pessoas.

Em vários municípios do Espírito Santo, a atividade tem sido uma das maiores fontes de receita onde a cooperativa atua. Por isso sua grande importância social e econômica em nossa região.

É sempre bom lembrar que produzir leite é uma tarefa que não tem hora e nem dia. É um trabalho sistemático, contínuo, onde os produtores precisam de apoio e estímulo para continuar a produzir um alimento tão importante e necessário para a população do nosso país.

“Ao se mensurar a força do setor leiteiro na geração de empregos no Brasil, os números são ainda mais impressionantes. Mais de um milhão de propriedades rurais no país exploram o leite. A geração direta de empregos (setor produtivo) supera a casa dos quatro milhões, fora outros elos da cadeia leiteira como logística, insumos, comércio, pesquisa etc. Tal impacto supera setores tradicionais e importantes para a economia nacional, como a construção civil e a indústria automobilística e têxtil.”

Viva o produtor de leite Selita!

 

Fontes: Embrapa Gado de Leite, IBGE, CNA e Milkpoint.

Fique Informado!

Para ficar por dentro das notícias e novidades, cadastre seu e-mail e receba nossa Newsletter.