Home

A importância da calagem e adubação à base de fósforo no plantio

Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. A acidez, representada basicamente pela presença de dois componentes, hidrogênio e alumínio, tem origem pela intensa lavagem e li­xiviação dos nutrientes do solo, pela retirada dos nutrientes sem a devida reposição. A maioria das regiões do país tem um baixo nível de fósforo disponível no solo e em nossa região não seria diferente.

Gostaria de destacar esses dois pontos, principalmente devido à re­levância, importância do quão in­dispensável deve ser a utilização no plantio da fonte de cálcio e fósforo.

Os objetivos da calagem são: eli­minar a acidez, neutralizar o alumí­nio do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio es­timula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da sisli escort água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.

O fósforo é um dos nutrientes mais importan­tes na produção agrícola, pois é ele que fortalece e faz dar o desenvolvimento radicular da planta por sua produção durante toda vida, ou seja, é a boca da planta. Eu costumo dizer que é o alicerce da planta.

Da mesma forma que é prejuízo perder um cio de uma vaca, não criar uma bezerra conforme o manejo apropriado; também é muito caro perder ou mesmo ter a redução de produção de uma de­terminada cultura usada como fonte de volumoso por conta de uma das etapas negligenciadas ou por falta de informação. Na imagem acima vamos observar a diferença de uma planta com calcário e outro sem, levando em conta um solo pobre em nutrientes.

Podemos observar como a planta fica aniquila­da, ou seja, a produtividade foi praticamente com­prometida.

No que se refere à utilização de fósforo, é im­prescindível a sua utilização no plantio, ou seja, na cova, no sulco independente da cultura. O contato da planta com a fonte de fósforo deve ser no plan­tio, na raiz da planta, contudo, a exigência nutri­cional de fósforo da planta é durante toda sua vida.

Abaixo veremos uma planta sem uma fonte de fósforo.

Cooperado, faça sua análise de solo traga o re­sultado para nós, que o interpretaremos e reco­mendaremos uma calagem e adubação para sua propriedade. Vamos trabalhar para aumentar sua produtividade.

 

Leonardo Soroldoni Barbosa           

Técnico Agrícola e Técnico em Logística

Confira mais Notícias

Espaço Histórico

5ª Caminhada da Sustentabilidade Selita é Sucesso Absoluto

Confraternização Colaboradores Selita – 85 Anos

Confraternização dos 85 anos

Palestra Colaboradores

Inscrições abertas para programa de formação de lideranças no setor agropecuário

Caminhada da sustentabilidade é sucesso

Dia Mundial do Meio Ambiente – Pequenas atitudes mudam o mundo