Maior produtividade e menor desperdício de recursos tem sido a busca constante por parte dos produtores de leite. Sempre que surge novas tecnologias, principalmente que reduzam custos, são bem-vindas. Uma delas é tratar os dejetos, iniciativa que usa uma metodologia para estimar a quantidade de nitrogênio e fósforo dos dejetos líquidos de bovinos, aproveitando esse material para o uso como fertilizante orgânico, adubando capineiras, plantação de cana, plantação de milho e pastagens.
O cooperado de Atílio Vivacqua, Isaac Soares Gomes e seu filho Felipe Santos Gomes comemoram os resultados que a tecnologia tem proporcionado. Uma delas é o manejo facilitado e a agilidade na higienização do curral após a ordenha. “Era muito trabalhoso fazer o descarte do esterco, hoje a gente lava e já vai para os tanques e temos uma a
dubação quase que a custo zero. O resultado é melhor que muito fertilizante industrial”, disse Isaac.
“O resíduo que é aproveitado e não temos mais gasto com adubo fez a capineira crescer muito mais rápido no período de um corte para o outro. Agora a adubação é mais bem distribuída por causa da aspersão. As novas tecnologias têm tornado a propriedade mais rentável estimulando ainda mais atividade e continuar o trabalho do meu pai”, destacou Felipe.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, Marcio Menegussi Menon, o aproveitamento do resíduo orgânico do curral volta para o solo de forma correta, diminui a adubação química fazendo uma substituição em até 70%. “Um dos fatores mais importantes que você contribui com o meio ambiente. Esse material que antes ficava estocado propiciando o surgimento de mosca, volta para a natureza fazendo um melhor aproveitamento e reduzindo custos.
Efeitos que vão muito além da reposição de nutrientes
A adubação orgânica apresenta uma série de vantagens já largamente definidas e estudadas:
- Aumenta o teor de matéria orgânica do solo e melhora a estrutura do solo;
- Aumenta a capacidade de retenção de água e sua disponibilidade para as plantas;
- Aumenta a infiltração das águas da chuva e diminui a enxurrada;
- Diminui a compactação, promove maior aeração e enraizamento;
- Fornece os elementos essenciais;
- Diminui efeitos tóxicos do alumínio e aumenta a atividade microbiana do solo, pelo aumento da população da flora e fauna;
- Elimina ou diminui doenças do solo através da ativação de micronutrientes benéficos às plantas e modifica a composição das ervas daninhas.
O produtor que souber aproveitar os recursos que as inovações e tecnologias na produção de leite trazem, terá seu lugar garantido no mercado e possivelmente ampliará sua margem de lucro.