Top
21 de Janeiro de 2016 . 12h12
Família dá exemplo de dedicação e qualidade
Família dá exemplo de dedicação e qualidade

 

Eles já foram notícia do Boletim Selita em 2005, quando planejavam melhorar a produção de leite na propriedade.

 

Em Muniz Freire, na localidade de Águas Claras, a família de Elcimar Guimarães e Jodeir Filgueiras Bueno é um exemplo de dedicação à produção de leite. Seguindo os passos do Sr. Marximiano (avô de Jodeir), eles trabalham na propriedade e ensinam aos filhos, Ricardo (17 anos) e Mariana (10 anos), como desenvolver um bom trabalho no campo.

As crianças sempre acompanhando o trabalho dos pais, já sabem organizar toda a ordenha e os cuidados necessários com os animais e o campo. A propriedade, com total de 13 alqueires, tem 3,5 ha destinados à produção de leite. Hoje, eles produzem uma média de 500 litros de leite por dia, em duas ordenhas, com 25 vacas em lactação. Contando com bezerras e novilhas, o rebanho totaliza 70 animais.

A intenção é que no máximo em dois anos, aumentando a força da família, com a participação mais efetiva do filho, eles alcancem a média de 1.000 L/dia. “Sabemos produzir bezerra, vaca e leite, então fazemos isso para ter o que não sabemos fazer, que é uma casa, carro e outros utensílios. Fazemos isso com dedicação”, afirma Jodeir.

A família acredita que o que determina o leite é o que a vaca está comendo. “A vaca produz de acordo com seu alimento. Se não der nada, ela não vai produzir nada”, afirma Jodeir.

Com ordenha mecanizada e canalizada e tanque próprio, a qualidade de leite é A. Jodeir dá os créditos à esposa. “Onde a mulher toma conta, tudo tem mais capricho. Minha família prioriza a qualidade do material que estamos enviando para a cooperativa.”

Elcimar lembra que nunca tinha visto uma vaca e não conhecia nada de leite, mas após o casamento começou a ajudar o esposo e hoje assume a ordenha. “Se a família não tiver em conjunto, ela não vai a lugar nenhum. Só vivemos da roça, então precisamos fazer tudo aqui da melhor maneira possível.”

Desde 2003, eles não compram animais. Todos são produzidos na propriedade e comercializados para ajudar na geração de renda. “Em 2009 comecei com o projeto de melhoramento genético do Governo do Estado e tive os melhores índices de aproveitamento. Recebi até uma homenagem de “Destaque Capixaba 2015 na Agricultura Familiar””, conta Jodeir.

Eles participam de vários concursos com vacas de 50 e 60 L de leite produzidas na propriedade e já ganhou diversos prêmios. Há quatro anos participando do Projeto 120 Mais Leite, reconhecem a importância das orientações. “O projeto é muito bom. Orientação e tecnologia são fundamentais para produzir leite. O técnico orienta para não ter erros na propriedade. Geralmente o produtor se empolga e acaba tomando atitudes erradas que prejudicam na produção.”

 

Atendimento ao consumidor
Estamos a disposição para lhe ajudar.
Enviar Mensagem
0800 028 1528