Home

Clube de Bezerras por Dr. Raoni Rohr

O trabalho de um veterinário envolve dedicação, estudos contínuos e um compromisso profundo com o bem-estar animal. Conversamos com o Dr. Raoni Rohr Moreira, médico veterinário, pós-graduado em pecuária leiteira pela Reagro e com MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey. Com mais de 8 anos de experiência em gestão de fazendas de gado de leite e corte, Dr. Raoni também atua na área comercial e de gestão. Ele nos falou um pouco sobre a importância do projeto Clube de Bezerras.

  1. Como você avalia a iniciativa da Selita com o Clube de Bezerras?

É um projeto excelente. A Selita criou um programa para as novas gerações de produtores, trazendo tecnologia e informação de qualidade para a família dos cooperados. Isso produz um impacto direto na melhoria do rebanho e também na capacitação das pessoas que fazem parte de toda família. Sem dúvida a cooperativa está influenciando de forma positiva a pecuária leiteira.

  • Como você vê o futuro da pecuária de leite influenciada por essa ação?

Não tem como falar de um futuro melhor sem ações efetivas no presente. E é isso que a cooperativa está fazendo. As pessoas que participarem do Clube, diretamente ou indiretamente serão influenciadas para melhor, num curto/médio prazo. A Selita toma uma atitude de grande proporção, se preocupando com as pessoas que irão cuidar do nosso futuro. O futuro da pecuária.

  • Como a fase inicial de vida das bezerras influencia a produção futura de leite?

A fase mais importante da vida de uma bezerra inicia ainda no final da gestação até o desmame. Nessa fase ela irá se desenvolver e criar sua imunidade. Nesse período qualquer falha pode comprometer todo o potencial genético e produtivo desse animal. Todo investimento feito em uma inseminação ou FIV, pode ser colocado a perder se não houver um cuidado especial dispensado nesta fase.

  • De que forma o clube estimula a sucessão familiar e a participação dos jovens cooperados no manejo das bezerras?

Acredito que no envolvimento dos jovens com a fase mais gratificante da pecuária leiteira, que é a criação de bezerra. Criando um elo entre produtor, os filhos e animal num só propósito. Ver o desenvolvimento dessa bezerra, que será em tão pouco tempo uma matriz em produção. Isso aproxima o jovem e mostra como a atividade pode ser viável e lucrativa.

  • Como o Clube de Bezerras contribui para a qualidade do leite produzido pelos cooperados no longo prazo?

A melhoria na criação das bezerras influencia toda uma mudança de manejo, na sanidade e cuidados com os animais. Influenciando até mesmo na qualidade do leite, na sanidade do rebanho com o controle e prevenção de doenças.

Confira mais Notícias

Planejamento Forrageiro promovido pela Selita em parceria com o Incaper-ES

Dia de Campo – Pecuária de Leite

Selita entre as maiores e melhores empresas no Espirito Santo

A história faz a Selita Melhor a cada dia

Concurso de Silagem

Prêmio Gazeta Empresarial

4 Etapa da Caravana do Biguá de 2024

ACAPS 2024