No dia 13 de fevereiro, foi realizada em Cachoeiro de Itapemirim, no auditório da Multivix, a 1ª Conferência Internacional do Meio Ambiente, com o tema “Energia Climática: Desafio da Transformação Ecológica”. O evento abrangeu os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua e Vargem Alta.
O objetivo do encontro foi mobilizar a sociedade na construção de propostas para enfrentar a emergência climática. Durante o evento, foram abordados os seguintes eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, Governança e Educação Ambiental.
Além disso, foram elaboradas propostas prioritárias para serem encaminhadas às conferências estadual e nacional.
O evento contou com uma participação expressiva de produtores rurais, dirigentes de entidades e autoridades. Segundo Rogério Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro de Itapemirim, a conferência foi um momento oportuno, pois a emergência climática é um grande desafio atual.
“Isso vai além das questões ecológicas e ambientais. Trata-se de uma questão de sobrevivência, manutenção do homem no campo e preservação dos mananciais, evitando a escassez hídrica. Precisamos formular propostas, e essa é a intenção da conferência”, destacou Ribeiro.
Para Márcio Meneguissi, secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivacqua, o evento foi importante por possibilitar a apresentação de uma pauta relevante, além de fortalecer o relacionamento entre os municípios e criar condições para buscarmos um futuro melhor para a sociedade.

