Home

Bactérias – Os verdadeiros inimigos do produtor

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…Sun Tzu em “A Arte da Guerra”

Em qualquer situação, para vencer, é preciso conhecer o inimigo. Do contrário, ele vencerá sempre.

Eu sei que você se levanta com escuro, trabalha muito, o dia todo, vai dormir cansado e no fim do mês, a recompensa é pequena! De fato, não é fácil encarar o dia a dia numa propriedade leiteira! Agora, tudo fica ainda mais difícil, quando a gente trabalha tanto, e fica sabendo que tem alguém ali só para nos prejudicar!

Você acreditaria se eu te dissesse que você tem inimigos, dentro da propriedade, que estão roubando uma parte importante do seu trabalho e de tudo o que você poderia estar ganhando? Eles não têm piedade. Só estão ali para causar problema, e são especialistas dar prejuízo.

Quer saber mais? Eles são muitos, e estão em todo lugar, no curral, nas tetas das vacas, na ordenhadeira, no balde, no latão, no resfriador… enfim, estão em toda parte, mas você não vê! É aí que mora o perigo!

Elas fazem o leite ficar ácido, e com cheiro ruim; elas provocam mastite, e muitas outras doenças.

Você sabe quem são esses inimigos? Você os conhece o suficiente para vencê-los? Sabe como eles agem, onde se escondem? Se não sabe, precisa saber.

O que você acha do que o Sun Tzu disse? “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas… mas se não conhece, perderá todas as batalhas!”

Lembre-se de uma coisa: Você não tem que combater as bactérias só porque a Lei diz que é assim, nem porque a Cooperativa, com matéria prima de melhor qualidade, pode fazer produtos melhores, de maior valor agregado e tenha melhor resultado. Você tem que combatê-las, porque você trabalha muito, e merece ganhar mais e, por isso, não pode deixar que elas te prejudiquem. Você é inteligente, e não vai deixar que as bactérias façam festa dentro da sua propriedade. Tô certo, ou tô errado!

Tudo bem. Para vencer as bactérias, a primeira coisa que temos que fazer é conhecê-las. Saber de onde elas vêm, do que elas gostam, como elas agem e, principalmente, como combatê-las.

CONHECENDO O INIMIGO

  1. ELAS SÃO MUITO PODEROSAS – Não pense que os seus inimigos são fracos. Não menospreze a sua força e a sua capacidade!
  2. VOCÊ NÃO VÊ, MAS ELAS SÃO MUITAS – Uma bactéria é tão pequena, que sozinha, não faria nenhum diferença, mas elas se multiplicam com tanta facilidade, que apenas algumas delas, em poucas horas, podem se tornar um exército de milhões.
  3. ELAS PREFEREM LOCAIS com muita matéria orgânica (resíduos de leite, esterco, lama), umidade (água, urina).
  4. ELAS NÃO TÊM MEDO – Vão ficar sempre por ali, rondando o curral, o resfriador e as vacas.

ENFRENTANDO O INIMIGO

AS BACTÉRIAS NÃO SUPORTAM LIMPEZA (HIGIENE) – Locais limpos, são livres de bactérias. Agora, você quer eliminar de vez o problema? Use um bom DETERGENTE e um bom BACTERICIDA (IODO OU CLORO). É tiro certo!

NÃO RELAXE – Guerra e guerra! Todo dia você trabalha, todo dia tem bactéria, então, todo dia tem que ter higiene.

QUER UM FORTE ALIADO NESSA GUERRA? Conte conosco!

Robertson Valladão de Azeredo
RVA Consultoria Ltda.
Especializada na Implantação de Boas Práticas Agropecuários.

Confira mais Notícias

Planejamento Forrageiro promovido pela Selita em parceria com o Incaper-ES

Dia de Campo – Pecuária de Leite

Selita entre as maiores e melhores empresas no Espirito Santo

A história faz a Selita Melhor a cada dia

Concurso de Silagem

Prêmio Gazeta Empresarial

4 Etapa da Caravana do Biguá de 2024

ACAPS 2024