Home

Curral Sustentável

Ações sustentáveis que geram economia

Vários produtores vêm adotando medidas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental de suas operações e também para economizar. Uma dessas medidas tem sido a prática do “curral sustentável” (Projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Atílio Vivacqua) que consiste na coleta dos dejetos animais (fezes, urina, água de higienização e resíduos de ração) para a produção de fertilizante orgânico.

O cooperado há 24 anos, Jair Bastos, recentemente adotou este processo em sua propriedade, localizada em Jerônimo Monteiro. Ele já havia utilizado está técnica no passado com dejetos suínos, e atualmente aplica no gado bovino. Os animais da sua propriedade são criados em sistema de free stall, o que torna mais prático o processo na hora da retirada dos rejeitos.

A coleta é feita através da limpeza do curral, os resíduos orgânicos são retirados e armazenados em valas de filtragem para a decomposição e fermentação anaeróbica, onde microorganismos degradam a matéria orgânica, liberando nutrientes que são diluídos na água, formando uma lagoa de biofertilizante, rico em nitrogênio, fósforo, potássio e outros micronutrientes. Esse biofertilizante pode ser utilizado na irrigação de lavouras, capineiras e pastos.

O produto final deste processo promove mais saúde e crescimento para as plantas. Sr. Jair conta que é nítida a diferença da plantação antes e após o seu uso.

A aplicação do biofertilizante na irrigação de plantios pode ser feita por meio de sistemas de gotejamento, aspersão ou outros métodos apropriados. Esse biofertilizante não apenas fornece nutrientes diretamente às raízes das plantas, mas também contribui para a melhoria da estrutura do solo e a retenção de umidade.

Atitudes sustentáveis têm se tornado tendência em diversos segmentos da agricultura, elas não apenas ajudam a proteger o meio ambiente e a conservar os recursos naturais, mas também podem trazer benefícios econômicos aos agricultores, como a redução dos custos de produção, o aumento da eficiência e da produtividade, e o acesso a novos mercados e consumidores preocupados com a sustentabilidade. Portanto, práticas sustentáveis na agricultura são uma resposta às crescentes demandas por alimentos saudáveis, produzidos de forma ética e ambientalmente responsável. Essa mudança de paradigma está transformando a maneira como produzimos e consumimos alimentos, promovendo um futuro mais sustentável para o planeta e para as gerações futuras.

Confira mais Notícias

Novo Vice-Presidente

Assembleia Geral Ordinaria

Reunião Avalia Resultados do Clube de Bezerras

Concurso de Silagem

Sorteio Calbos

1º Conferência Internacional do Meio Ambiente

Verão Selita 2025

Projeto FIV Selita – Multiplicando Qualidade