O Governo do Estado, entregou, no dia 03 de dezembro, a 3ª remessa de sêmen de touros leiteiros a produtores rurais de 29 municípios capixabas. O evento foi realizado durante o Dia Especial “Estratégias para Melhoria do Rebanho Leiteiro”, na Fazenda Experimental Bananal do Norte do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Um investimento de R$ 300 mil, oriundo da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que visa melhorar geneticamente o rebanho leiteiro do Estado, por meio da inseminação artificial. Foram distribuídas 5.254 doses de sêmen, totalizando mais de 10 mil doses desde o início do projeto, em dezembro de 2022. A iniciativa beneficia diretamente 223 pecuaristas, que recebem até 60 doses de sêmen cada.
“Essa iniciativa é um investimento estratégico do Governo do Estado, que visa garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite e fortalecer a economia rural”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
“A inseminação artificial, aplicada com o objetivo de renovar o rebanho de matrizes leiteiras, contribui para a melhoria genética dos animais, resultando em aumento de produtividade e maior rentabilidade. Essa prática é essencial para o crescimento sustentável da pecuária de leite e também desempenha um papel importante na melhoria das condições de vida das famílias rurais”, afirma o diretor-geral do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva.
O chefe de assistência ao cooperado Alan Diones, os técnicos Joaquim Mendonça, Julio Menegueli, Guilherme Tres e diversos cooperados estiveram presentes no evento representando a cooperativa.