O Projeto SOS Abelha é um projeto diferenciado, implantado em Mimoso do Sul, na Escola Família de Belo Monte, com foco na conscientização ambiental. A primeira formatura dos Guardiões Tutores do projeto marca um importante avanço nessa missão.
O projeto tem como objetivo sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância das abelhas e o impacto de sua extinção na polinização ambiental, na produção de alimentos e na economia global. Os Guardiões Tutores de Abelhas formados possuem conhecimento e competência para criar, manejar, produzir e reproduzir abelhas.
Esses formandos representam uma verdadeira legião de polinizadores, preparados para proteger e preservar nosso precioso ecossistema.
Esse projeto tem o apoio do Sicoob Sul e do IBA (Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico)
A aluna do 1º ano, Fernanda Meireles diz que esse projeto foi muito importante, uma experiência incrível, não só para ela, mas para todos os alunos.
Para Edson Moreno, diretor da escola: “este projeto piloto nos dá uma grande alegria, pois representa o trabalho forte que a escola desenvolve na área ambiental, nossa escola já recebeu dois Prêmios Biguá e a parceria com o Sicoob Sul é de extrema importância”.
Karina Moreira Nolasco, presidente do IBA, destaca a importância desta formatura, pois é primeira do Espírito Santo, os guardiões tutores polinizarão informação e conscientização ambiental.
O diretor do Sicoob Sul, Luis Fernando Bonandi (Piazza) declarou que esses projetos sociais fazem parte do DNA do cooperativismo, principalmente para o Sicoob Sul, trazendo desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua.
A organização das abelhas é um verdadeiro exemplo de cooperativismo. A espécie de abelha criada no projeto não é agressiva. As abelhas desempenham um papel fundamental na agricultura, sendo responsável pela polinização das plantas.