A Cooperativa Selita, sempre atenta às inovações que podem beneficiar seus cooperados, traz uma novidade que promete revolucionar o manejo do gado leiteiro. Trata-se da ração 22% de proteína, já conhecida e utilizada pelos produtores, agora potencializada com um homeopático, produzida pela Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal) em parceria com Real H Nutrição e Saúde Animal, e que atua na redução do CCS (Contagem de Células Somáticas) do leite e na prevenção da mastite.
“Percebemos que propriedades em Minas Gerais produziam a própria ração e adicionava o homeopático diretamente nela, ao invés de usar apenas no sal mineral. O resultado era excelente, com redução do CCS e menor risco de mastite”, disse Gustavo Rodrigues, da farmácia veterinária da Selita. Com essas informações, a equipe entrou em contato com a empresa Cacau, que desenvolve rações, e propôs a inclusão do Mast100 da Real H na ração 22%, tornando a inovação disponível para os cooperados.
O produto é indicado para uso contínuo e, segundo os técnicos, os efeitos começam a ser notados entre 90 e 120 dias, com diminuição significativa do CCS e redução da necessidade do uso de produtos químicos, garantindo menos estresse para os animais. O principal benefício dessa mistura é facilitar o manejo diário dos produtores, mantendo os animais saudáveis e aumentando a qualidade do leite.
A expectativa é de que, com a inclusão do homeopático na ração, o manejo do gado se torne mais simples, econômico e eficaz. Para a Selita, essa iniciativa é mais do que uma novidade: é uma demonstração de como a troca de experiências podem gerar soluções inovadoras e práticas, trazendo benefícios concretos para todos os associados.
Para pedidos e informações: 28 2101- (pegar número da farmácia)