Home

Sociedade capixaba está cada vez mais cooperativa

Não é de hoje que destacamos o crescimento que o cooperativismo vem registrando nos últimos anos. Com um trabalho sério, inovador, diversificado e pautado em valores que hoje, mais do que nunca, são demandados pela sociedade, esse modelo tem ampliado a sua presença no Espírito Santo.

Os números não nos deixam mentir. O Anuário do Cooperativismo Capixaba 2023, lançado pelo Sistema OCB/ES, mostra que, em 2022, as cooperativas somaram R$ 11,5 bilhões em faturamento, número 37% superior ao registrado em 2021. Esse volume já equivale a 6,4% do PIB nominal do estado, o que revela a pujança e relevância das cooperativas para o nosso desenvolvimento econômico.

Mas no rol de indicadores trazidos pela publicação, alguns dados mostram que os resultados econômicos são reflexo de um movimento muito maior que vem sendo observado: que cada vez mais pessoas estão envolvidas e são impactadas positivamente pelo movimento cooperativista. Ou seja, nossa sociedade está, ano após ano, mais cooperativa.

Vale sempre lembrar que o nosso movimento – esse jeito diferente de fazer negócios – se destaca no mercado justamente por colocar as pessoas no centro de todas as decisões. Por isso, ter demonstrado em números esse impacto nos ajuda entender a nossa relevância e comprovar que estamos no caminho certo.

Um desses indicadores é o número de cooperados. Em 2022, ele superou a marca de 746 mil capixabas, um crescimento de 22,3% em relação a 2021. Ou seja, atualmente temos 20% da população total do estado, 34% da população economicamente ativa e 38% da população ocupada integrando o coop.

Esse aumento gerou oportunidades de empregos diretos e formais. Hoje, 11,5 mil pessoas atuam como colaboradoras nas 115 cooperativas registradas junto ao Sistema OCB/ES, contribuindo para alcançar metas e resultados cada vez melhores.

Por fim, estima-se que o número de pessoas envolvidas com o cooperativismo seja de 1,8 milhão, quase 50% dos habitantes do estado, caso sejam consideradas as famílias desses cooperados e colaboradores, tendo como base a média de pessoas por domicílio (2,7) do Censo Demográfico 2022, do IBGE.

As informações trazidas pelo anuário nos enchem de orgulho e admiração. Elas mostram que, a cada ano que passa, os capixabas conhecem, entendem e escolhem o cooperativismo como solução para os seus desafios. E o nosso modelo de negócio, com profissionalismo, ética e transparência, atende às expectativas. Seguiremos trabalhando para que a cooperação ocupe cada vez mais espaços na vida, na mente e no coração dos capixabas.

Carlos André Santos de Oliveira – diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES

Confira mais Notícias

Exposul 2024 – Sucesso

PAEX 2024

ExpoSul Rural 2024 com força total

Palestra sobre Reprodução e Qualidade do Leite

Núcleo Feminino

Bactérias – Os verdadeiros inimigos do produtor

IPAC –  Mudas para produtores

Verão 2024 – Selita